Boardmaker 7 Help

Group Details

Group Photo

Civiam Brasil

Grupo criado para compartilhar atividades em Português para usuários de CAA, terapeutas, professores, famílias. Todos são bem vindos!

Activities 167
Activity Sets 0
Members 190
Discussions 98
Date Created

12/10/2020

Desafios na Criação de Materiais de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA): Reflexões e Práticas Aliadas ao PECS, TEACCH e Boardmaker
photo image
by profricagoncalves, 12/3/2024 9:25 AM

A criação de materiais de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é uma prática essencial para promover a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com dificuldades de fala e linguagem. No entanto, muitos professores, profissionais da saúde e profissionais da educação especial enfrentam barreiras significativas nesse processo. Essas dificuldades incluem a falta de recursos financeiros, limitações de tempo, carência de capacitação técnica e dúvidas sobre a escolha dos sistemas e abordagens mais eficazes para atender às necessidades dos alunos. Uma solução que se destaca nesse contexto é o uso combinado do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), do modelo TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Déficits relacionados à Comunicação) e do software Boardmaker. Essas ferramentas oferecem uma base estruturada e eficaz para desenvolver materiais adaptados às especificidades de cada aluno. O PECS é amplamente utilizado por seu foco em ensinar habilidades de comunicação funcional. Ele se baseia na troca de figuras, ajudando o aluno a expressar desejos e necessidades de forma concreta. Sua estrutura clara e progressiva permite que os profissionais adaptem o sistema ao nível de compreensão e habilidade motora do aluno, sendo um recurso poderoso para alunos não verbais ou com limitações na linguagem oral. Já o TEACCH, com sua abordagem estruturada e visual, complementa o PECS ao organizar o ambiente e as atividades de forma que os alunos compreendam melhor o que se espera deles. Essa metodologia valoriza o uso de pistas visuais e a previsibilidade, elementos que ajudam os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a navegar no ambiente educacional e participar de atividades de forma mais independente. O Boardmaker surge como uma ferramenta essencial para a produção desses materiais. Esse software é amplamente reconhecido por sua interface intuitiva, que facilita a criação de recursos visuais personalizados, como cartões de comunicação, tabelas de rotina, cronogramas e materiais de apoio para CAA. Com um vasto banco de símbolos acessíveis e a possibilidade de personalização, o Boardmaker permite aos professores adaptar os materiais às necessidades específicas de cada aluno, otimizando a comunicação e a organização das atividades. Sua funcionalidade simples e prática é especialmente valiosa para educadores com pouco tempo para desenvolver materiais e que necessitam de soluções eficientes e de alta qualidade. Apesar dessas ferramentas serem aliadas poderosas, sua aplicação ainda apresenta desafios. Muitos profissionais relatam dificuldades em adaptar os materiais de PECS, TEACCH e Boardmaker à rotina escolar, especialmente em contextos com poucos recursos ou alta demanda de alunos. Além disso, a necessidade de personalizar os materiais para atender às particularidades de cada aluno requer criatividade, tempo e, muitas vezes, apoio técnico especializado. Portanto, ao refletirmos sobre esses desafios, é fundamental criar espaços de troca de experiências entre profissionais. Quais estratégias têm funcionado em suas práticas? Quais recursos podem ser compartilhados ou criados em colaboração? De que forma as escolas e instituições podem apoiar os professores para que esses métodos e ferramentas sejam implementados de maneira eficaz? Convido todos a partilharem suas experiências e sugestões, para que possamos enriquecer nossas práticas pedagógicas e, juntos, promover uma educação mais inclusiva e significativa para nossos alunos. Professor Ricardo Gonçalves Apae de Pouso Redondo SC instagram: prof.ricardogoncalves

Group Discussions

Use this forum to discuss different topics related to this group.

We Care About Your Privacy

At Tobii Dynavox we take data protection very seriously. We want you to know you can trust us to respect your privacy and keep your personal information safe. As of May 25, 2018, we're aligning with the European Union's new General Data Protection Regulation (GDPR).

We see this as a great opportunity to show you exactly what we do with the information you give us permission to have. And in helping us to understand you better, we can enhance your experience with Tobii Dynavox.

The Data Protection Regulation allows you to have more control over what happens to your information too. For instance, if you don't want our news and offers anymore, we'll stop sending them to you. Of course, we'll keep you informed about things like your order or any product or services you've bought from us.

Please take some time to read our updated privacy policy which explains what data we collect, why we collect it, how we use it, who we share it with and other information relating to the privacy of your data.

Please note that in some cases, your data may be subject to other protective legislation other than the GDPR. For example, some data that is stored in the United States may be protected under federal and state regulation, such as The Health Insurance Portability and Accountability Act of 1996 (HIPAA).

See our Privacy Policy

Boardmaker Online Community Site Terms and Conditions

Before using the site, please review the terms below. You will need to accept these terms in order to access the site. We look forward to having you as a member of the Boardmaker Online Community!

PDF Viewer Not Available

Your browser doesn't support inline PDF viewing.

View PDF in New Tab